sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Coluna Literária - Post 13 - No Ar Rarefeito



Salve salve pessoal, voltando com mais um post. 

Dessa vez venho trazer mais um livro que vocês devem ler e dessa vez venho trazer No Ar Rarefeito: Um relato da tragédia no Everest, livro escrito por Jon Krakauer, lançado em 1997. Nesse livro o escritor traz o relato pessoal do acidente que seu grupo sofreu no ano de 1996 enquanto escalavam o Monte Everest.



Sinopse: Contratado por uma revista para escrever sobre a crescente comercialização da escalada do monte Everest, Jon Krakauer participou de uma expedição guiada ao topo do mundo. Em 10 de maio de 1996, atingiu com muito custo os 8848 metros de altitude. Enquanto descia ao acampamento, nove alpinistas morreram, e até o final daquele mês outros três não resistiriam à empreitada. Muito abalado pela tragédia e obcecado em rever o evento em detalhes, Krakauer escreveu este depoimento tocante sobre o sentido da vida e o poder dos sonhos.

Apesar do próprio Krakauer estar presente na história, para que pudesse escrever de uma maneira mais abrangente e para poder tentar explicar a todos (inclusive a si mesmo) ele conversou com todos integrantes da viagem, para saber de suas motivações, suas expectativas em relação ao topo e relata com detalhes cada etapa da escalada, inclusive o "durante" e o "pós"-tragédia. Voltou a falar com os membros sobreviventes da viagem depois de voltarem para casa para que pudesse chegar a uma conclusão, ou o mais próximo possível (para poder escrever a matéria para a revista e posteriormente lançar o livro, uma vez que os relatos em algumas partes se desentendiam ou então não conseguiam chegar a conclusão de determinados pontos de uma maneira clara.

Além do histórico da viagem, contado em vários detalhes, Jon Krakauer também acrescenta dados importantes do alpinismo e conquistas feitas na área, para poder apresentar uma dinâmica maior aos leitores.
Esse livro é sem sombra de dúvidas uma excelente leitura, pelo fato de ser uma soma de várias coisas, já que além de se tratar de um esporte (montanhismo), também é uma aventura (bem dramática diga-se de passagem) verídica, mas também por trazer dados históricos, tanto a respeito do montanhismo, como regionais dos países próximos ao Everest.

É isso ai pessoal, pra quem gosta de uma boa leitura, esse é sem sombra de duvidas uma boa pedida. Pra quem não leu, espero que se interessem e pra quem já leu espero que se animem com o post e leiam mais uma vez.

Até a próxima.

Post por Adenio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...