domingo, 22 de setembro de 2013

Coluna de RPG - Post de Estréia!!!



Salve salve pessoal, voltando com mais um post.


E o assunto da vez é sobre algo que pra quem me conhece, sabe que demorou um bocado para aparecer por aqui no blog, com uma coluna prórpia. Nessa nova coluna venho trazer uma pequena apresentação de um dos meus passatempos prediletos, que é o RPG (para pessoal que não conhece não se trata da correção de postura).
Arneson e Gygax (respectivamente), os "pais" do RPG.


OBS.: Existe também o rpg eletrônio (de video-games e computadores) mas o foco desse post é voltado exclusivamente para o RPG de mesa.


Antes de qualquer coisa, tenho que fazer aquela pequena introdução que pra quem joga é algo um tanto quanto batido. RPG é a sigla para Role Playing Game (jogo de representação de papéis),tendo como primeiro sistema oficial lançado o Dungeons & Dragons, no ano de 1974, que foi criado por Gary Gygax e Dave Arnerson (que tiveram como parte da sua inspiração as obras de J. R. R. Tolkien), e desde então D&D passou por várias mudanças, bem como vários outros sistemas foram criados. As únicas coisas necessárias para se jogar sãos as fichas (as quais descrevem o que os personagens conseguem ou não fazer) e os dados (que variam de acordo com o sistema jogado).


Ao contrário de outros jogos, no RPG não tem ganhadores ou perdedores, os jogadores participam como um grupo em uma aventura, seria algo como os personagens principais de um filme ou um livro (citando mais uma vez como exemplo, Senhor dos Anéis ou até mesmo os personages de A Caverna do Dragão, que foi é uma adaptação direta de Dungenos & Dragons). Vale constar que existem dois tipos de jogadores, um deles que é o Mestre que seria algo como o diretor de cinema/teatro (é ele quem conta a história na qual os outros jogadores participam, seria algo como um Deus), e os demais jogadores que são os aventureiros que desbravam aventuras.
Personagens de "Record of Lodoss War".
Representação de um grupo clássico de RPG.


Existem os mais variados cenários/mundos de RPG, passando desde fantasia medieval (com criaturas fantásticas, como elfos, anões, dragões, entre várias outras), até cenários de ficção cientifica (bem no estilo de Star Wars e Star Trek), no meio desses cenários, existem mundos voltados mais para terror, comédia e várias coisas mais.


Pode ser dito que o principal foco do RPG é utilizar a imaginação e criatividade dos jogadores para ver tudo que esta sendo contado pelo mestre, tendo como finalidade a diversão acima de tudo.



Como sempre fui apaixonado por história e pelo fato de também sempre me interessar por criaturas fantásticas descritas nos cenários de RPG, o primeiro contato que tive esse jogo, foi sem sombras de duvidas a abertura de portas pra algo que pretendo estar relacionado pelo resto da vida. O que com o passar o tempo pode ser um tanto quanto complicado, uma vez que com a idade vêm mais responsabilidades que acabam limitando cada vez mais o tempo pra isso.


O RPG é sem sombra de dúvidas, pra quem sempre teve uma imaginação mais fértil, é sem sombra de dúvidas algo mágico que merece ser conhecido, porque uma vez que você se coloca no papel de um aventureiro, independente de ser um iniciante ou um veterano, com sua capa e espada (ou então, outros equipamentos dependendo do cenário) disposto a desbravar mundos é algo extremamente empolgante.


Bom pessoal, o intuito desse post é fazer uma pequena introdução a esse universo infindável de elementos mágicos que é o RPG. Para quem não conhece, espero que se interesse, prepare a sua bagagem e resolva partir para desbravar novos mundos, e para o pessoal que já conhece o RPG espero que sirva de inspiração para continuar a desbravar ainda mais mundos e para os veteranos que já não jogam mais (ou que jogam muito pouco) devido a responsabilidades dadas pela idade, espero que sirva de inspiração para juntar novamente seus equipamentos e volte a explorar os mundos fantásticos que só o RPG disponibiliza.


Até a próxima.

2 comentários:

  1. Eu até queria jogar de novo. Vou ver se consigo terminar o RPG dos Amberblades até metade do ano que vem. E, quem sabe, divulgá-lo em futuros eventos aqui na cidade ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsaiuhishaihsihaihsiuauhsasa..... to querendo jogar tbm, to pensando em fechar grupo pra jogar na net.... e sobre rpg do amberblades quero ver se pego os outros 2 livros pra adaptar pro 3D&T como tinhamos combinado...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...