terça-feira, 1 de maio de 2012

Banda que vocês devem conhecer - Post 17 - Marillion


Salve salve pessoal, trazendo mais um post com bandas que vocês devem conhecer.

A banda da vez é a banda Marillion, criada em 1979, Aylesbury, Buckinghamshire, Inglaterra,originalmente com o nome de Silmarillion, obra de J.R.R. Tolkien, que conta a origem do mundo do Senhor dos Anéis, mas em 1980, por possíveis problemas processuais envolvendo o nome mudaram o nome para Silmarillion.


A banda teve seu primeiro trabalho lançado em 1982, o compacto “Market Square Heroes”, com o grande sucesso do primeiro trabalho da banda, em 1983 lançam o seu primeiro álbum. Os primeiro trabalhos da banda continham basicamente as letras poéticas e introspectivas de Fish (vocalista da banda), feitos com excelentes arranjos e efeitos musicais bem complexos e bastante sutis, demonstrando que a influência da banda se remetia de fato ao rock progressivo, especialmente de bandas como Pink Floyd, Genesis (esta influenciou bastante ainda mais, na sonoridade da formação original do Genesis com o Peter Gabriel e o começo da era Phil Collins), Van der Graaf Generator, Rush (principalmente na fase dos anos 1970) e Yes.

Durante a vida da banda na estrada da música passou por várias, alterações, entre elas a saída do vocalista Fish (por problemas de excesso de álcool, drogas, e pela decisão dele de seguir carreira solo), sua saída ocorreu em 1988, com esse fato ocorreu nesse ponto da história da banda a alteração mais marcante no estilo musical (ainda dentro do progressivo, mas visivelmente com uma sonoridade bem diferente). Com a saída de Fish, ocorreu a entrada de Steve Hogarth (dando inicio a era H na banda).


 No Marillion, ficou claro que apesar de ser tanto no nome quanto na “base” a mesma banda, com a alteração do vocalista ela se tornou 2 bandas diferentes no mesmo estilo, sendo 2 eras bem diferentes, sem vinculo algum entre elas no quesito musical. Apesar disso ambas as fases são excelentes em todos os quesitos, tanto no quesito instrumental, quanto no quesito de letras e tudo mais, se tornando cada vez melhor.

A banda conta com a atuação formação:

 Steve Hogarth (vulgo "H") - vocal
 Steve Rothery - guitarra e violão
           Pete Trewavas - contrabaixo e vocal de apoio
           Mark Kelly - teclados
 Ian Mosley - bateria
 
Durante todo o período na estrada a banda lançou os seguintes CDs:

Script for a Jester's Tear (1983)
          Fugazi (1984)
          Real to Reel (1984)
          Displaced Childhood (1985)
         Clutching at Straws (1987)
         The Thieving Magpie (álbum duplo, 1988)
         Season's End (1989)
         Holidays In Eden (1991)
         Brave (1994)
         Afraid of Sunlight (1995)
         Made Again (1996)
         This Strange Engine (1997)
         Radiation (1998)
         marillion.com (1999)
          Anoraknophobia (2001)
          Anorak in the UK (álbum duplo, 2002)
          Marbles (2004)
          Popular Music (álbum duplo, 2005)
          Marbles Live (2005)
          Marbles by the Sea (2006)
          Somewhere Else (2007)
          Happiness Is the Road (2008)
          Less Is More (2009)

Algumas curiosidades sobre o Marillion fazem referência a banda Pink Floyd, entre essas referências estão: No clipe do "The Great Escape", aproximadamente na marca dos 4 minutos, um personagem encontra um cartão postal e o vira, atrás dele pode-se ler: "wish you were here!". Na capa do álbum Fugazi é possível ver no chão a capa do álbum A Saucerful of Secrets.


 A banda com uma sonoridade EXCELENTE, tanto na era Fish quanto na era H, mesmo com os estilos diferentes das fases, ambas merecendo o reconhecimento de grande qualidade e excelente desempenho musical.

Pra quem gosta de músicas fenomenais e um excelente rock progressivo, Marillion sem dúvidas é uma banda que vocês devem conhecer (tanto pra quem gosta do estilo, quanto pra quem ta começando a ouvir o gênero agora). Para os fãs da banda espero que esse post tenha agrado e servido de incentivo para gostar e ouvir ainda mais.



É isso ai pessoal, até a próxima.

Post por Adenio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...