sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bandas que vocês devem conhecer - Post 25 - The Tolkien Ensemble



Salve salve pessoal, voltando com mais um post.


Obs.: Vocês já obviamente devem saber, mas ainda assim me sinto na obrigação de lhes informar, sim sou um grande aficionado e apaixonado pelas obras Tolkenianas (isso é perceptível no próprio nome e layout do blog), mas que fã de história, literatura e rpg não é??? É um post que ja estou estudando lançar aqui a algum tempo e como fã de Tolkien já não conseguia segurar mais esse post (que pode ser considerado um tanto quanto longo).

Desta vez trazendo mais bandas que vocês devem conhecer, pode se dizer que é de longe a banda mais diferente que venho trazer aqui, mas sem dúvidas esta entre as melhores, a banda que venho lhes apresentar é a banda dinamarquesa The Tolkien Ensemble, banda de musica folk e sinfônica, fundada em 1995, como o próprio nome sugere, a coletânea tem relação com as obras de Tolkien.

O trabalho da banda nada mais é que a interpretação musical dos riquíssimos livros do lendário escritor britânico que inovou a fantasia medieval, através de obras memoráveis. Vale constar que o trabalho genial da banda contou com a aprovação da família de Tolkien. As musicas da banda são focadas mais na trilogia de O senhor dos Anéis, mas também existem musicas relacionadas aos outros trabalhos de Tolkien, como o Silmarillion.


Por se tratar de um trabalho que conta as histórias das obras do universo de O Senhor dos Anéis, o ideal é que o material deva ser escutado na ordem certa para poder fluir de uma maneira melhor, mas isso fica a critério de cada um. 

A banda conta com 6 membros fixos (mas nos projetos chegaram a ultrapassar mais de 100 musicos, o que é um número e tanto):

Signe Asmussen, mezzo-soprano;
Mads Thiemann, barítono;
Morten Ryelund Sørensen, violino;
Katja Nielsen, contra-baixo;
Peter Hall, vocal folclórico e vários instrumentos;
Caspar Reiff, violão.

O Tolkien Ensemble executou um vasto número de concertos nos mais diversos locais da Dinamarca (com um público bem diverso também) entre os locais estão: Salas de Concerto, Igrejas e Bares. E também executou seu primeiro concerto na Inglaterra, nada mais e nada menos do que no próprio Colégio em que Tolkien lecionava: Exeter College, em Oxford. 


Em várias das sessões de gravação bem como em alguns concertos o Tolkien Ensemble contou com a participação de muitos músicos do cenário musical profissional da Dinamarca para a realização da gravação dos seus belíssimos trabalhos. Acabando por gerar frutíferas cooperações com grupos como o Chamber Choir Hymnia, The Commotio Quartet, a banda folclórica Polka-gejst e vários solistas vocais e instrumentais. 

Os CDs do Tolkien Ensemble, An Evening in Rivendell (Um Anoitecer em Valfenda) e A Night in Rivendell (Uma Noite em Valfenda), são publicados pela Classico Records com permissão prévia do The Tolkien Estate e HarperCollins Publishers.

A banda excursionou pela Europa em 2007, fazendo uma combinação de suas próprias obras com peças trilha sonora de Howard Shore e as trilhas sonora s para a trilogia dos filmes.

Apesar do tempo de estrada a banda não conta com muitos CDs, mas ainda assim, é um trabalho GRANDIOSO E GENIAL, os CDs são: An Evening in Rivendel (1997); A Night in Rivendel (2000); At Dawn in Rivendel (2002); Leaving Rivendel (2005). 


Ainda deve constatar que no ano de 2006, foi lançado Complete Songs & Poems, que vem a ser uma compilação de todo o trabalho da banda até então (é um box com 4 cds).

E como se ainda não fosse o suficiente com o grande trabalho da banda, eles ainda contam com a participação de Christopher Lee para a narração e para cantar em algumas músicas.


Como já disse várias vezes aqui, é um trabalho PERFEITO e sem sombras de dúvidas digno de que seja bastante difundido e de um grande reconhecimento (como basicamente qualquer musica do estilo sinfônico). É simplesmente INDISPENSÁVEL por qualquer fã das obras de Tolkien, e para quem gosta de musica sinfônica/folk, bem como para qualquer jogador de RPG que se preze.

É isso ai pessoal, pra quem não conhece, vai atrás do trabalho da banda, quem já conhece espero que goste do post e sirva de inspiração para ouvir ainda mais.






Post por Adenio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...